Sunday, January 31, 2010

E quando as coisas correm menos bem

ou não correm como estavam nos nossos planos?

1º, podemos deprimir, ir sair e beber copos, andar um dia inteiro às voltas em casa sem fazer nada, fazer uma terapia 'shopping-and-nail-session', fazer doces e comer chocolates...

Ou então racionalizamos, relativizamos, olhamos à volta, respiramos... e melhores dias virão.

Estou entre a primeira e a segunda fase. Está a custar encaixar, mas há-de ir lá.

Wednesday, January 27, 2010

Parece-me a mim

que andam aí boas energias no ar.
Vamos lá ver se me deixo contagiar por algumas; afinal, a partir de hoje isto anda muito mais folgado.

Sunday, January 24, 2010

Não gosto

de tristezas, de hipocrisias, de catástrofes naturais.
Às vezes até me irrita ser feliz neste cantinho, enquanto que do outro lado do oceano a terra tremeu e destruiu um país. E nem sequer é preciso ir tão longe para me deprimir; desgraças e tristezas há aqui, tanto ao virar da esquina como do outro lado do mundo. Mas não sei o que chega a ser mais frustrante: se o facto de conhecermos as causas e as consequências de certos acontecimentos que podiam ser evitados mas muitas vezes não são, se o facto de haver coisas realmente incontroláveis como o sismo no Haiti, provocado por forças da natureza.
Seja como for, e apesar de isso não mudar rigorosamente nada, não gosto destas coisas; deixam-me triste. E sim, sei que ficar aqui sentada enquanto escrevo isto não contribui nada para nada.

Mas hoje deu-me para isto; podia ter dado para pior.


(Imagem: desPardes.com)

Saturday, January 23, 2010

The best is yet to come


Já faltou mais. Mas o cansaço acumula-se, e quando de repente nos damos conta o tempo passou a voar, mas a verdade é que andamos nisto há um mês. Há um mês que o dia em que não estudei foi a excepção, e entre dias de exame e estudo mais intensivo, isso começa a notar-se cada vez mais no cansaço físico e mental. 7 já estão, faltam 3 -- mas nunca uma época de exames exigiu tanto de mim. E não é mau, gosto de coisas desafiantes e exigentes, gosto de chegar ao fim com aquela sensação de plena satisfação. E porque depois até sabe melhor o que está para vir. Sim, porque tenham paciência, mas Fevereiro vai ser um mês de "férias" que vai saber que nem ginjas, e isso ninguém me tira. Se tudo correr bem, é já a partir de dia 5. Havemos de lá chegar - depressa, por favor.

Friday, January 15, 2010

Ânimo!!


Porque apesar de estar este dia cinzento e chuvoso e ter um exame dentro de 4 horas, é sexta-feira...!
(mesmo que isso não represente necessariamente o início do 'fim-de-semana' quando se está em plena época de exames)

Thursday, January 14, 2010

Wednesday, January 13, 2010

Porque o estudo também dá para estas coisas II

É estranho ver escrito 2010 nas datas.

"Social Life": RIP (until you resurrection...)

É oficial: a minha vida social está numa fase de incubação, num período de latência, ou simplesmente em stand by, digamos assim... Pelo menos até dia 30 (sublinhe-se, pelo menos), morri para a vida social.
O pior é que a maratona ainda nem a meio vai. E se por um lado parece que nunca mais acaba, por outro nem dou pelo tempo a passar, tal é o pouco tempo para pensar sequer no tempo que tenho. As saídas de casa têm apenas e todas o mesmo e único propósito: estudar. E entretanto vamos passeando por algumas faculdades de Lisboa, à medida que nos cruzamos com pessoas com um ar cada vez mais deprimente (o meu incluído).

Thursday, January 7, 2010

Pink


Porque o estudo também dá para estas coisas...

Cada vez mais percebo que a complexidade do Mundo está na interpretação que fazemos dele, e não na essência própria e característica de cada coisa. São os filtros com que olhamos à volta, a maneira como vemos as coisas e a forma como pensamos sobre elas que nos dão a imagem mental que guardamos sobre cada pessoa, cada lugar, cada situação.
É isso que nos dá a liberdade de relativizar as coisas e atribuir-lhes o significado (quase) que quisermos.
É por isso que gosto de parar, olhar à volta, discutir ideias, admitir pontos de vista diferentes. E embora não tenha uma capacidade de integrar tudo isso holisticamente, não dou o tempo por perdido mesmo quando passo meia hora a olhar para a parede, em vez de fazer alguma coisa "visivelmente" mais produtiva.
(sim, como estudar...)

Wednesday, January 6, 2010

Lógica invertida

Se há alturas em que há tempo mas a inspiração falta, também há dias em que a inspiração sobra mas o tempo é escasso.
Por estes dias, e no próximo mês, ando aqui pelo meio dos livros... mas o pensamento anda bem distante, algures entre memórias e sítios que nem eu sei bem onde são.

Friday, January 1, 2010

01.01.10


2010 parece-me bem. Uma nova década (e ainda ontem estávamos em 2000...); um ano redondo... Se gostava que fosse melhor do que 2009? Se for igual, já é muito bom.
Mais uma vez, não comi as passas. Mas realizei que afinal até tinha uma listinha considerável de desejos a pedir. Portanto, não sei lá que deus é esse o do réveillon, e se os desejos só funcionam mesmo com as passas, mas até gostava que ele atendesse aos meus pedidos.
Venham as viagens, os desafios e os projectos. Como me dizia o T. no outro dia, "Sei que 2010 vai ser um ano com muitas decisões, encontros, desencontros, projectos e outras tantas confusões!". Assim esperamos. E um bom ano para todos!