Sunday, May 23, 2010

I have this theory...

sobre comida embalada vs. cozinhada. E pode parecer mais profunda do que parece.

Há definitivamente alturas na vida em que a comida pré-feita embalada nos dá um jeitaço, nos poupa tempo, nos sabe incrivelmente bem. Mas não é a regra. Porque quando temos tempo, estamos para aí virados, queremos surpreender, gostamos é de nos meter na cozinha e inventar, fazer nós próprios. E o que é que isto interessa?

Num momento de divagação, dei por mim a fazer a comparação entre as pessoas cuja vida se resume a comida feita embalada e aquelas que cozinham. (Então, mas e se eu simplesmente não souber cozinhar?) Isso não interessa nada. É aqui que entra a metáfora da coisa... Também eu como algumas vezes a comida embalada. É fácil; é prático; não dá trabalho; já se sabe o que vem lá dentro. E em alturas em que não temos grande tempo, disposição, ou simplesmente estamos cansados, vem mesmo a calhar. (até aqui não há dúvidas) Mas há alturas em que cozinhar é mesmo o que apetece; porque é exactamente aquilo que nos apetece há dias; porque queremos experimentar um novo ingrediente, uma nova receita; porque queremos surpreender ou agradar alguém; porque queremos simplesmente inventar, variar, inovar.

Infelizmente há as pessoas que preferem a comida embalada, no matter what. É a maneira mais fácil; pode ser boa na mesma, sim... mas sempre?

Por isso é que as pessoas que cozinham me encantam... porque até podem não saber estrelar um ovo, mas pelo menos tentam; conseguem optar pelo novo, pelo inesperado, pela surpresa; reinventam-se, experimentam, arriscam. And that's what life is about.

1 comment:

  1. Gosto! Ontem fui ver o estomago!! Tb faz umas comparações engraçadas com a comida, etc! Como sabes nao cozinho quase nada mas quero faze-lo um dia pq qd cozinho tenho prazer nisso so q na maioria das vezes a preguiça ou a suposta falta de tempo tira-me a motivaçao!! Vou-me esforçar mais!

    ReplyDelete