Wednesday, January 12, 2011

sobre as (in)certezas da vida



dizia ontem Alguém: às vezes, por termos demasiadas certezas, não chegamos a bom porto. é bom não saber o que esperar, é bom ter incertezas. por agora, tudo o que sei é que tenho uma tese para entregar, um curso para concluir, e depois? não sei, veremos.
tenho tido mais tempo do que o normal para introspecções e pensamentos sobre o futuro, o que pode ser bom, pode ser mau - às vezes damos tantas voltas que voltamos ao ponto de partida, ou não chegamos a lado nenhum.
tenho tido, por outro lado, a sorte de me ir cruzando com pessoas Interessantes, Inteligentes e com alguma (muita!) Experiência - vá, como se fossem os meus "heróis" desta segunda fase da infância. e o que os heróis dizem, é para ser levado em consideração e seguido à letra.
Moral da história (assim a contam os meus "heróis"): temos de fazer aquilo de que gostamos, aquilo que nos sentimos bem a fazer, aquilo que nos realiza (ou que assim achamos - até a rotina se instalar, o prazer da descoberta terminar, e percebermos que afinal não é nada daquilo - mas pelo menos tentámos!); e com uma dose de trabalho e alguma sorte, as oportunidades vão surgindo - só temos de saber quando aproveitá-las.

That's it, amanhã vou-me inscrever no workshop de fotografia.

Sunday, January 2, 2011

sobre as promessas de ano novo



nunca achei que as resoluções que se tomam no primeiro dia do ano fossem mais eficazes ou comprometedoras do que outras tomadas noutro qualquer dia do ano. antes pelo contrário, acho que é um engano, isso de acharmos que, lá porque o calendário avançou um dia e, por consequente, um ano, vamos tornar-nos menos procrastinadores.
Como tal, qualquer dia é bom para tomar decisões e (re)organizar prioridades e tarefas. Seja o 1º ou o 365º dia do ano.
Neste caso, o 3º dia parece-me lindamente para por uma série de coisas em ordem e retomar outras quantas em stand-by. e, nem que seja só pela piada, este ano vou escrever 5 objectivos para realizar até ao fim do ano. Coisas para se irem fazendo e que gostava muito que se realizassem num futuro próximo, que é como quem diz, nos próximos 363 dias.
este ano promete.
Bom 2011!