Friday, March 25, 2011

já Platão dizia...


"(...) a ciência do governo dos homens, a mais difícil e a maior de todas as ciências possíveis de se adquirir."
"O Político", Platão (IV a.C.)

Se há coisa que não gosto de discutir é política. É daqueles assuntos que me dá arrepios só de pensar no tempo, nos recursos, na energia que se consome a falar muito (demasiado) e a agir pouco. Não sou uma grande entendida na matéria, nem gosto de me meter a fundo nesses assuntos, é certo. Não por ignorância, não por desinteresse pessoal - talvez por inocência (!?). Vou ouvindo as notícias, as opiniões, e (sobretudo --ultimamente ainda mais) as críticas, as acusações e os ataques inter-partidários. Com essas informações (?) lá vou construindo a minha ideia e guardo cá para mim o que penso sobre o tema. Não que seja muito o tempo que dedico ao assunto, mas para mim o que sei chega-me perfeitamente, e vivo feliz assim. Vivo feliz assim porque, infelizmente, não há uma causa (entenda-se, entidade, partido, qualquer coisa ligada à política) coerente e consistente o suficiente (o mínimo!) que me faça querer acreditar e ver que vale a pena. Como tal, prefiro distanciar-me do assunto, porque não é isso que me vai trazer saúde, nem bem-estar, nem sabedoria... muito menos experiência, com certeza.

Não gosto de discutir política; não me ouvirão certamente muitas vezes a falar sobre o tema. Mas hoje não podia deixar de manifestar o desalento e a decepção que toda esta situação actual me causa. Não com ninguém em particular; não com este ou aquele partido ou pessoa. Com todos. Com a macacada e os joguinhos de poder em que a "democracia política" nacional se tornaram. Hoje abro esta excepção, e a regra ditaria que o tema não me ocupasse mais o pensamento durante os próximos tempos; mas as perspectivas de futuro não são nada animadoras e, para o bem ou para o mal, parece que já não me escapo à sina de pertencer à "geração à rasca". Vamos ver no que isto dá...

No comments:

Post a Comment