Thursday, December 31, 2009

"Revelhon"


Como eu adoro esta palavra... réveillon. O facto é que não adoro a passagem de ano (sim, sou esquisita com as festividades do mês de Dezembro...). Até pode ser uma noite engraçada, mas não percebo a excitação à volta da data, até porque quase que parece que é uma obrigação que aquela noite seja especial. Se for, tanto melhor. Mas com o frio que está e a ter que estudar por estes dias, parece-me que as noites de Verão passam à frente rapidamente. Salvam-se os amigos, a convivência, a comida e a bebida - sempre bons ingredientes para uma grande noite.
Mas também não sou fã das passas nem dos desejos à meia-noite. Para ser franca, até já houve anos em que não as comi e acho que não fui menos feliz por isso.
As resoluções de ano novo (sobretudo as do género "deixar de fumar", "fazer dieta", e por aí) também me parecem mais uma das imposições forçadas, que mais depressa servem para não se cumprirem e, mais tarde, contribuírem para o nosso arrependimento.
Contas feitas, amanhã é só mais um dia; como sempre, o primeiro dia do resto da minha vida.

Tuesday, December 29, 2009

Uma das 3000 coisas mais interessantes para fazer, em vez de estudar:

Brincar com a Oly.


(e garanto que consigo mencionar mais 2999)

Como o Natal pode ser um bom álibi

Pois é. O Natal já passou, é Inverno e está um temporal desgraçado, estamos quase quase no novo ano, e essas coisinhas todas.
E com essas coisinhas todas, o que é que vem?? Férias do Natal? Naa. Não gostamos cá disso.
Exames em Janeiro?! Jackpot! E como manda a tradição, entramos em mais uma fase intensiva de estudo e de todos os efeitos secundários decorrentes dele. Até agora, engonhar bastante no início - check; virem à ideia só assim 3000-coisas-mais-interessantes-que-se-podiam-estar-a-fazer-neste-momento - check; ir à cozinha de meia em meia hora - cheeeck! E ainda dizem que o trabalho e o stress emagrecem? Ah pois, devem; só a mim é que não, que há 5 dias que tento enganar-me a mim própria com a desculpa do "oh, é Natal". Hello?! Se liga na parada, Natal já era...

Friday, December 25, 2009

Wednesday, December 23, 2009

2ª-3ª-4ª-5ª-fim-de-semana





Fim-de-semana de 3 dias?


Sim, é o que a TimeOut Barcelona propõe, porque é necessário mais tempo de ócio e de cultura.
A TimeOut explica a iniciativa "por um fim-de-semana de 3 dias":
Porque depois de estar com a família, a maior ocupação dos tempos livres consagra-se nas diversas formas de ócio e cultura. E cidades com uma oferta potente - como Barcelona e o seu overbooking de festivais por semana quadrada -, estimulam a procura. Libertar as quintas-feiras seria um estímulo para as indústrias culturais.
Na sequência desta iniciativa, foram criados vários cartazes, como aqueles que estão aqui em cima. Mas além dos já existentes, havia uma campanha que permitia às pessoas criarem o seu próprio. A criatividade premiava-se com a publicação dos melhores na edição TimeOut de Barcelona. Na brincadeira, enviei o meu - e não é que foi publicado? Pena ter sido na semana depois de ter estado em Barcelona.
Fim-de-semana de 3 dias?? Não me importava...


(Inverno, Primavera, Verão, Outono)

Tuesday, December 22, 2009

"The Talk" II

Remetendo para este post, diria que, ainda que meio de fugida e sem dar bem por ela, a coisa está resolvida - se é que me percebem. Uff!

Monday, December 21, 2009

Setting goals


Short-term goals: day after day, studying one thing at a time.
Long-term goals: get everything done and pass all the exams so I can travel in February.

I've been busy, you know...


Acho que pela actividade que por aqui se tem verificado dá para perceber que isto não tem andado muito folgado de tempo. Tenho à minha frente um calendário até ao final do mês de Janeiro e asseguro-vos que já não há 1 dia em branco (ah não, reparei agora: deixei o dia 1 de Janeiro em branco, achei que era um acto sensato...).
De resto, o fim-de-semana de transição fim-das-aulas / início-do-estudo serviu para repor energias e não fazer "nada". E como não podia deixar de ser, teve jantares com o pretexto da quadra que vivemos e teve convívio com alguns amigos, o que é sempre bom.
Agora, é entrar na rotina do estudo e aproveitar o frio que se faz sentir lá fora para beber litradas de chá quente e tentar, pelo menos até ao Natal, ir estudando por casa - aceitam-se apostas para ver até que ponto é que isto resulta.

Saturday, December 12, 2009

22

Curiosamente, este foi o primeiro dos últimos anos que não fui afectada por nenhuma pre-b.day depression ou coisa do género. Sim, porque não sou de todo o tipo de pessoa que adora fazer anos. Gosto porque isso é um pretexto para juntar os amigos. Ponto. O truque é encarar com naturalidade. Ou (não) pensar que, como alguém me disse, 'a próxima capicua é só daqui a 11 anos - e daqui até lá é um saltinho'.

Wednesday, December 9, 2009

Check list



Confirma-se. Barcelona continua no mesmo sítio. Algumas obras terminadas, outras a começar, mas nada de grandes diferenças. As pessoas nas ruas são as mesmas, os cheiros são os mesmos, as luzes de Natal, a Gràcia, as multidões no centro - check.
Uma realidade tão perto e tão distante; um espaço que tem o seu lugar no tempo; uma experiência difícil de explicar. Parece que foi ontem; parece que foi há anos; parece que foi uma vida. É como ter dois sítios... mas não saber qual deles o mais sítio.

Friday, December 4, 2009

Tornar


Barcelona. Allà és on va començar tot... Allà 
és on vaig entendre fins on podia arribar.

Pablo Picasso

¡Enhorabuena!

De repente, lo ves todo claro. Te quedas quieto, en silencio, frunces el ceño y te dices a ti mismo: “¿Cómo no lo había visto?”. Ligero ademán con la mano derecha. Y sonríes. Es como abrir de repente los ojos tras haber dormido 14 horas: descansado, tranquilo, sin sueño. O como salir del agua después de contener la respiración durante dos minutos. Aaaaahf. O hacer ese examen tan crucial y salir convencido de que sacarás una nota excelente. De repente, el sol brilla más, las calles están más vivas, y parece que la gente con la que te cruzas te dé la enhorabuena con su mirada anónima. ¡Enhorabuena! ¿Quién no ha vivido nunca algún momento así?