Monday, September 20, 2010

zona de conforto




Acho que nunca ouvi tantas vezes falar de 'zona de conforto' como nas últimas duas semanas -- ou porque e como se deve sair dela. Acho também que a razão é simples: até agora, a minha vida foi sempre muito confortável.

Penso que até certa fase, de uma forma ou de outra, todos nós nos vamos conformando com o que a vida (seja pelos acasos ou por aquilo que nos podem proporcionar) nos reserva. Por mim falo, é certo. Mas, de uma maneira geral e por aquilo que vemos e ouvimos à nossa volta o certo ou o "esperado" é que concluamos os nossos estudos e só então poderemos "ser alguém", que é como quem diz, escolher um rumo para a nossa vida. Isto pressupõe uma certa lógica de acomodação.

Mas existem os corajosos que conseguem desafiar esta lógica - e então, se não se perderem, dão rumos brilhantes às suas vidas. Mas depois, há também os que seguem essa lógica o resto da vida, sem nunca saírem da tal 'zona de conforto' -- e isso sim, é triste. Falem-me de falta de oportunidades, de pouca sorte, de incapacidades... mas não será preciso entrar em pormenores para explicar que só através da saída da nossa zona de conforto (tentativas, no mínimo!) é que podemos chegar a novas descobertas, a novos caminhos e a melhores oportunidades. Elas estão lá, para quem as quiser agarrar ou desafiar. E ter a noção disso é o primeiro passo. Depois, é passar da teoria à prática. Mais palavras para quê? Esta imagem resume tudo: está na altura de passar para fora do tracejado.

No comments:

Post a Comment